Campeão mundial pelo Porto no Japão em 2004, Maciel é agora a estrela do Guarany

0 Comments


O atacante Maciel chegou ao Guarany de Sobral há um mês, para a preparação para a Série C (GUARANY/DIVULGAÇÃO)

O campeão mundial Maciel da Cunha já jogou em diversos times europeus e brasileiros. Desde o dia 16 de junho ele está contratado pelo Guarany de Sobral, que se prepara para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Ele garante que não há diferença de jogar em times de divisões e países distintos. “Isso é normal. O importante é a gente mostrar o que sabe dentro do campo”, diz.

Maciel passou nove anos em Portugal e jogou em três times lusitanos: União de Leiria, Porto e Braga. Além disso, também esteve no Skoda Xanthi, da Grécia. “A experiência nesses times foi importante para aprender a jogar um futebol mais dinâmico”, avalia. Ele explica que o futebol europeu é jogado com toques mais rápidos e com muito mais tática e disciplina.

O reforço rubro-negro acredita que, dessa forma, os jogadores conseguem realizar as funções no campo com mais dinâmica e, assim, fazer o que o treinador pede. Em relação à forma brasileira, ele diz que aqui ainda se peca na disciplina, entretanto os jogadores têm mais técnica. “Como passei muito tempo fora, prefiro o jeito europeu de se jogar. Mas já estou me readaptando à forma brasileira”.

Além de conhecer outros aspectos do futebol, Maciel diz que aprendeu que o mais importante é ter honestidade em tudo o que faz na vida. “O futebol e o dinheiro não duram para sempre, mas os amigos sim”, diz. Apesar de a época europeia ter sido bastante proveitosa, o atacante não pretende voltar a jogar no outro continente. “Voltei para o Brasil por causa da saudade que estava dos meus filhos e da minha família. Estou feliz no meu país. Quero ficar por aqui mesmo”.

Maciel joga futebol desde os 19 anos de idade. Hoje, com 32, assume que já pensou em se aposentar quando voltou da Europa. “Já queria ter parado de jogar, mas minha família não deixou”. Atualmente ele planeja continuar na carreira de jogador por mais quatro anos.

PERFIL
Nome: Maciel Lima Barbosa da Cunha

Nascimento: 29/11/1978
Naturalidade: Caxias do Sul (RS)

Posição: Atacante
Altura: 1,72 m

Peso: 64 kg
Clubes: Volta Redonda, União São João, Cruzeiro, Guarani de Divinópolis-MG, Ituano, Bangu, Cabofriense, Atlético-PR, Madureira, Guarany de Sobral, União de Leiria-POR, Porto-POR, Braga-POR e Skoda Xanthi-GRE.

Títulos: Campeão português (2002/2003 e 2003/2004) e campeão mundial de clubes (2004), pelo Porto; campeão paranaense (2005) e vice-campeão da Libertadores (2005), pelo Atlético-PR; e vice-campeão da Série D (2011), pelo Madureira.

VICE DA SÉRIE D

Na última temporada o atacante Maciel defendeu o Madureira, vice-campeão da Série D, competição que teve título do Guarany.
32

Anos tem o atacante Maciel, que pode ser considerado um andarilho do futebol, pois já atuou por 14 times em 13 anos.

EXPERIÊNCIA NA EUROPA

O atacante Maciel é disparado o jogador mais experiente do grupo do Guarany, tendo passagens por Portugal e Grécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *